terça-feira, 26 de abril de 2011

# Dica de filme - "Amor?"

Dirigido por João Jardim, o filme "Amor?" tenta compreender o que está por trás das relações amorosas que envolvem violência - física ou moral. O longa-metragem é um híbrido de documentário e ficção com oito atores interpretando depoimentos colhidos pelo diretor e pelo jornalista Renée Castelo Branco de pessoas que viveram situações que envolvem paixão, ciúmes, culpa e poder. 

"Minha ideia inicial foi fazer um documentário, mas fui percebendo que os melhores depoimentos dificilmente seriam ditos para a câmera. Então resolvi fazer uma ficção. Chamei atores para interpretar algumas histórias que nós selecionamos a partir de entrevistas com umas 50 pessoas. Propus que eles fizessem uma leitura própria e dessem sua visão aos relatos", explicou João Jardim ao jornal O Globo.

A ideia do diretor é explicar como "duas pessoas que começam se amando terminam se machucando". Ele garantiu anonimato dos entrevistados - alguns nem quiserem informar seus nomes.

"O filme mostra que não existe exatamente um vilão. Existe um processo que leva as pessoas à violência. Alguém pode propor um jogo, e um outro pode querer embarcar. Certas relações tiram da gente o que a gente tem de pior. Ás vezes é a combinação de duas pessoas que, de repente, não aconteceria com outros parceiros. Há também casos que as pessoas se viciam num tipo de relação que envolve opressão. E tudo isso vale tanto para mulheres quanto para  homens", disse o diretor ao jornal O Globo.

É um grande momento do cinema brasileiro. Quando o filme foi exibido no Festival de Brasília do ano passado, o cinema totalmente lotado, com cadeiras extras espalhadas pelos corredores, assistiu a tudo em silêncio sepulcral, absorvendo cada situação, cada palavra de cada história escancarada na tela. São situações reais que superam a ficção. Histórias de pessoas que por medo, insegurança, patologia ou sabe-se lá o que, sentiam-se incapazes de colocar fim a relacionamentos extremamente doentios, pagando por isso o altíssimo preço do espancamento e da mutilação física e/ou psicológica.

Utilizando a fórmula “menos é mais”, Jardim fecha a câmera sobre seus atores e extrai deles toda a emoção necessária. Como contraponto, água, muita água em imagens de mares e piscinas que banham e acalmam as tensões e a violência do tema.

No elenco, os atores Julia Lemmertz,  Lilia Cabral, Mariana Lima, Fabiula Nascimento, Silvia Lourenço, Leticia Colin, Eduardo Moscovis, Claudio Jaborandy e Angelo Antonio dão um show de interpretação incorporando seus personagens de uma maneira que, se alguém entrar no meio do filme, desavisado, vai achar que os depoimentos são reais.

"Amor?" é uma produção da Copacabana Filmes e da Fogo Azul Filmes, em co-produção com o canal GNT e a Labocine. Assista a cenas do filme, que estréia em circuito nacional no dia 15 de abril e já ganhou troféu de Melhor Filme, conferido pelo Júri Popular, no Festival de Brasília em novembro.

Veja o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário